PRÓLOGO:

A laje, personagem de tantas piadas para uns e endereço de tantos eventos para outros, no documentário “Depois Rola o Mocotó” é a nossa protagonista. Unanimidade em 99% das casas das favelas cariocas a partir da década de 90, hoje, é ícone de uma cultura das periferias das capitais de todo o Brasil.

As favelas parecem brotar do solo das metrópoles do país, como flores que nascem do cimento, insistindo em nascer nos espaços onde aparentemente já não se pode. E, estranhamente, poucas vezes nos perguntamos: Como aquela casa foi parar ali? Como essas casas são construídas? Afinal, quem são esses grandes empreiteiros da cidade, que constroem casas e batem lajes favelas afora, aparentemente à velocidade da luz? Quem são os donos dessas casas e como se organizam para conseguirem mão de obra para a construção?

DEPOIS ROLA O MOCOTÓ NO COMPLEXO


No próximo dia 12 de julho será exibido no Complexo do Alemão, na quadra da Canitá, o Documentário “Depois rola o Mocotó”, filmado integralmente sobre as lajes do complexo, o filme acompanha o percurso de duas famílias na construção das lajes de suas casas, enquanto faz um panorama sobre as muitas lajes das favelas, com seus eventos realizados, e os sonhos depositados neste espaço poético e filosófico que abriga um pouco de toda a cultura das favelas cariocas.
Embalando e temperando este caldo, o evento gratuito com início marcado para as 18h, terá ainda uma festa/show da equipe de som do DigitalDubs, primeira equipe de som especializada em reggae no Rio de Janeiro, e autora da trilha sonora do documentário e um grande mocotó servido a todos os convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário